Saudade

Para a Oficina ELFA (Escritores de Literatura Fantástica e Associados). Janeiro de 2017.


A Mãe das Chagas queria muito ter uma filha. Seu esposo, o Sofrimento, não fazia muita questão.

Quando ela engravidou, o Sofrimento se incomodou e começou a se afastar da esposa. Quando a Mãe das Chagas pegou a filha no colo, pela primeira vez, o Sofrimento se foi, pra nunca mais voltar.

A menina, Amara, cresceu forte, de alma e personalidade farta. A Mãe das Chagas, por medo de ser abandonada mais uma vez, pouco a pouco sabotou os olhos da moça. Tudo no mundo a moça via com clareza, menos a si mesma.


Adulta, Amara botou o pé no mundo. Bebeu de todas as águas, pisou em todas as terras, comeu de todas as caças. Amara dançou todos os ritmos, cantou todas as músicas, se banhou em todos os prazeres. Mas de si só sabia o que os outros viam e tinham a gentileza de lhe contar.

A princípio, isso não incomodou a moça. Com o tempo, Amara percebeu que suas viagens, na verdade, eram uma busca para, de alguma forma, produzir uma imagem mais completa de si mesma.

Desnorteada pela descoberta, Amara seguiu pelo mundo a esmo. O Destino, apiedado da dor da moça, a guiou, passo a passo, até a Cidade do Sol.

Amara nunca vira cidade tão linda. Ela correu, pelas ruas, pelos morros, ao redor dos lagos, bebendo da beleza do lugar. O céu era claro, limpo, a brisa sempre fresca aliviando o calor. Amara se uniu aos habitantes da Cidade, partilhando de sua alegria, de seu sorriso, das comidas, das bebidas e das danças.

No fim do primeiro dia, ela já tinha se apaixonado. Pela cidade e por um poeta de olhos doces e sorriso largo. Por doces momentos ela esqueceu sua cegueira e se permitiu sentir, sem se preocupar com quem ela era, por fim. Amara se viu brilhar em cor e movimento, nos olhos do amado. Foram sete dias de felicidade absoluta.

Amara saiu da Cidade do Sol quando a Mãe das Chagas chamou, mas deixou seu coração lá. Quando chove, ela chora pelo seu amado; se o sol seca suas lágrimas, Amara se faz ponte, sete-cores (uma cor para cada dia de sua estada na Cidade do Sol), para alcançar o lugar onde descansa seu coração.

Comentários

Postagens mais visitadas